31 julho, 2014

Hoje é dia do Orgasmo!!!




Arrepios, calor, coração disparado e contrações involuntárias pelo corpo podem ser descritas como algumas das sensações percebidas pelo ser humano no momento em que ocorre o orgasmo.



Conhecido também como o ápice do prazer sexual, o orgasmo possui benefícios que vão muito além do prazer. A produção de substâncias como serotonina e de hormônios que dão a sensação de prazer e bem-estar é verificada durante a realização do ato sexual.

Segundo a psicóloga Edelvaisse Mendonça Ferreira, os benefícios são visíveis. “Toda a consequência prazerosa como em uma atividade física ou depois de uma grande risada, é intensificada com o orgasmo. Depois do ápice, há essa sensação de prazer, felicidade, relaxamento e isso acaba trazendo outras consequências. Ele [orgasmo] limpa o suor, diminui a depressão e a pele e o cabelo ficam mais bonitos”, avalia.

Muito desejado, mas nem sempre alcançado. Pesquisa divulgada por um fabricante de preservativos aponta que apenas 22% das brasileiras, com idades entre 18 e 65 anos, atingem orgasmo em todas as suas relações sexuais. E em vez de chegar ao alto grau de excitação, 51% das pesquisadas dizem que sentem dores durante a relação sexual.

Embora, cada ato sexual seja diferente, o orgasmo não deve ser considerado como uma obrigação em que todos devem “ter”. “O sexo pode acontecer sem chegar ao orgasmo, mas desde que ele seja baseado no amor. É muito mais fácil você sentir orgasmo quando você ama a pessoa, porque você se envolve de tal forma que a própria relação te traz um plus que seria o orgasmo e a função desse prazer é sentido em vários aspectos”, afirma Edelvaisse.

Há quem acredite que um orgasmo mais duradouro seja sinônimo de felicidade e total prazer, mas de acordo com a psicóloga Edelvaisse Mendonça, essa afirmação não é totalmente verdadeira. “O orgasmo tem intensidade e tempos diferentes a depender de cada pessoa, mas uma pessoa ter um orgasmo mais longo que o da outra pessoa, não significa que o prazer que essa pessoa vai ter é melhor que a da outra porque cada corpo responde diferente. Um pode ter o orgasmo mais longo, já o outro mais intenso, mas não se pode comparar, pois todos eles são essenciais”.

Segundo Edelvaisse Mendonça Ferreira, por conta de não se obter um prazer proporcionado pelo orgasmo, muitos são os fingimentos, principalmete das mulheres. “Criou-se a expectativa que para o sexo acontecer e ser bom tem que ter orgasmo, por isso tantos fingimentos e tantos gemidos sem reação verdadeira, mas isso é uma crença social e é preciso acabar com esse tabu. O prazer se dá mesmo que não se tenha orgasmo, porque se a pessoa está em uma relação de amor, carinho, de troca e de verdade, o prazer vai acontecer. Não existe fórmula para ter orgasmo, mas a princípio existe as preliminares, o desenvolvimento e o ápice, digamos que isso é a descrição para o que acontece”, conclui.

O Dia Mundial do Orgasmo, 31 de julho, foi instituído por iniciativa de redes de sex shop inglesas com o objetivo de aquecer as vendas de objetos eróticos. No Brasil, a data é comemorada por alguns municípios em diferentes ocasiões.



Fontes: O Tempo Interessa, Infonet

Nenhum comentário:

Compartilhe comigo a sua opinião

Desenvolvido por Igor Thiago | imagem do livro O inferno de Gabriel | Não copie, seja criativo!