15 janeiro, 2015

Livro: No Escuro - Elizabeth Haynes

ISBN: 9788580572940
Ano: 2013 

Páginas: 333
Editora: Intrínseca
Nota: 5/5
Sinopse: Catherine aproveitou a vida de solteira por tempo suficiente para reconhecer um excelente partido quando o encontra: lindo, carismático, espontâneo... Lee parece bom demais para ser verdade. Suas amigas concordam plenamente e, uma por uma, todas se deixam conquistar por ele.
Com o tempo, porém, o homem louro de olhos azuis, que parece o sonho de qualquer mulher, revela-se extremamente controlador e faz com que Catherine se sinta isolada. Amedrontada pelo jeito cada vez mais estranho de Lee, Catherine tenta terminar o relacionamento, mas, ao pedir ajuda aos amigos, descobre que ninguém acredita nela. Sentindo-se no escuro, ela planeja meticulosamente como escapar dele.
Quatro anos mais tarde, Lee está na prisão e Catherine, agora Cathy, tenta reconstruir a vida em outra cidade. Apesar de seu corpo estar curado, ela tornou-se uma pessoa bastante diferente. Obsessivo-compulsiva, vive com medo e insegura. Seu novo vizinho, Stuart Richardson, a incentiva a enfrentar seus temores. Com sua ajuda, Cathy começar a acreditar que ainda exista a chance de uma vida normal. Até que um telefonema inesperado muda tudo.
Ousado e poderoso, convincente ao extremo em seu retrato da obsessão, No escuro é um thriller arrebatador.


   Catherine era uma mulher jovem, livre, independente e cheia de vida que saia todas as noites com suas amigas para se divertir em baladas. Tudo isso muda gradativamente quando seu caminho cruza com o de Lee, um homem lindo e misterioso, mas Catherine acaba descobrindo que por trás daqueles olhos azuis existe uma pessoa obsessiva e sem escrúpulos que muda sua vida para sempre.
   Lee parece ser o homem perfeito e tão sonhado por muitas mulheres, todas as amigas de Catherine também são cativadas por ele e não cansam de dizer como ela tem sorte por tê-lo encontrado, mas com o passar do tempo Catherine vai percebendo o temperamento instável de Lee como seu ciúme e comportamento violento.
  Ela não quer acreditar que o homem que ama seja capaz de machucá-la intencionalmente e persiste nesse relacionamento que vai destruindo-a aos poucos. Quando finalmente se dá conta do terror que vive tenta pedir ajuda, mas parece ser tarde demais, ninguém acredita nela.
“Sempre achei que mulheres que continuavam levando a diante um relacionamento violento abusivo só podiam ser idiotas [...] Que motivo elas teriam para continuar? E eu já vi mulheres na televisão ou em revistas dizendo coisas como “Não é tão simples assim”, e eu pensava claro que é, é simples, sim – apenas vá embora, afaste-se dele.
Somando-se a esse momento de percepção, um momento pelo qual eu já passara, notei que se afastar não era uma alternativa simples, afinal de contas.”
   No escuro conta a história de Catherine Bailey que desenvolve transtorno obssessivo-compulsivo (TOC) após sofrer uma experiência traumática. Como isso aconteceu para transformá-la na sombra de mulher que é hoje? A resposta dessa pergunta é mostrada gradativamente no decorrer do livro. Os capítulos são intercalados com cenas do passado e do presente para assim entendermos o que de fato aconteceu para que Caty ficasse assim.
“Com as pontas dos dedos percorri o contorno da porta, conferindo o alinhamento com o batente. Girei a maçaneta seis vezes, verificando se estava trancada. Um, dois, três, quatro, cinco, seis. Depois conferi o contorno da porta mais uma vez. E então a maçaneta seis vezes.” 
   Elizabeth Haynes faz uma grande estréia com esse thriller perturbador, no qual nos deixa tão angustiados quanto a personagem assombrada pelo trauma de seu passado. A autora soube nos guiar com maestria numa trama tão parecida com várias noticias que vemos em jornais, mas de uma forma única e instigante.
   No Escuro foi o Vencedor do prêmio Amazon Rising Stars em 2001, No Escuro também foi considerado o melhor livro da Amazon naquele ano. O livro já teve os direitos de publicação comprados em mais de 20 países e os direitos de adaptação cinematográficas vendidos para a Revolution Films.

8 comentários:

  1. Nossa eu comprei esse livro no submarino e paguei muuuito barato. Que bom saber que ele é tão bom assim.
    Espero ler ele em breve. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que comprei na mesma promoção, Sabrina kkkkkk
      Ele é bem surpreendente.
      Vale muito a pena ler.
      Depois me conta o que achou.
      Bjin

      Excluir
  2. Várias vezes eu vi esse livro mega barato no Submarino e tive medo de comprar. Que bom saber que ele é bom assim. Logo que houver uma nova oportunidade não vou pensar 2 vezes em comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sanny, eu também morria de medo de comprar porque o vi barato muitas vezes kkkkkkk
      Até que um dia procurei umas resenhas dele e todas falando super bem, daí me arrisquei e comprei.
      Bjin

      Excluir
  3. Gosto bastante desse livro, eu o ganhei, e é um dos meus preferidos do gênero thriller, quando li a última página e fechei o livro pensei em reler tudo de novo rsrs. Ele aborda assuntos bastante sérios; gostei bastante do estilo da narrativa, ora no presente ora no passado; sofri junto com Cat quando ela sofria crises de toc...
    A autora me cativou de uma maneira que sai pesquisando por outros livros dela para comprar...
    Fico contente em saber que a adaptação cinematográficas foi vendida, enquanto o lia fiquei pensando que parecia um filme. Com certeza se sair o filme vou assistir!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem nem fale. Que final foi aquele?! OMG!!!
      Um baita livro.
      Também sofri horrores.
      Aquela narração foi bem assertiva para fazer com que o leitor sentisse as mesmas coisas que a protagonista.
      Estou aqui na torcida pelo filme.
      Bjin

      Excluir
  4. Eu quero muito ler esse livro!! É o gênero que eu adoro! Já li e ouvi muita crítica positiva sobre ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom, Leonice.

      Acho que você vai gostar.

      Depois, quando ler, me conta o que achou.

      Bjin

      Excluir

Compartilhe comigo a sua opinião

Desenvolvido por Igor Thiago | imagem do livro O inferno de Gabriel | Não copie, seja criativo!