22 junho, 2015

Livro: Objetos Cortantes - Gillian Flynn

Edição: 1

Editora: Intrínseca

ISBN: 9788580576580
Ano: 2015
Páginas: 254
Tradutor: Alexandre Martins
Nota: 4,5/5
Sinopse: Uma narrativa tensa e cheia de reviravoltas. Um livro viciante, assombroso e inesquecível. Recém-saída de um hospital psiquiátrico, onde foi internada para tratar a tendência à automutilação que deixou seu corpo todo marcado, a repórter de um jornal sem prestígio em Chicago, Camille Preaker, tem um novo desafio pela frente. Frank Curry, o editor-chefe da publicação, pede que ela retorne à cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra misteriosamente desaparecida. Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã, praticamente uma desconhecida. Mas, sem recursos para se hospedar na cidade, é obrigada a ficar na casa da família e lidar com todas as reminiscências de seu passado. Entrevistando velhos conhecidos e recém-chegados a fim de aprofundar as investigações e elaborar sua matéria, a jornalista relembra a infância e a adolescência conturbadas e aos poucos desvenda os segredos de sua família, quase tão macabros quanto as cicatrizes sob suas roupas.




RESENHA

Camille Preaker, repórter de um jornal sem prestígio de Chicago, acaba de sair de um hospital psiquiátrico e agora tem uma chance para recomeçar sua vida. Como esperança de melhorar sua posição entre os jornais da cidade, Frank Curry, o editor-chefe da publicação, decide usar uma tática já usada com sucesso por outro jornal: enviar um de seus repórteres para sua cidade natal a fim de encontrar uma noticia inédita, por isso manda Camille para a pequena Wind Gap, no Missouri, onde uma menina foi encontrada morta e outra está desaparecida fazendo pensar que talvez seja trabalho de um serial killer.

Mas a ideia de voltar a Wind Gap não é nem um pouco atrativa para Camille que deixou a cidade a oito anos. A verdade é que não existe algo de muito bom em seu passado e o relacionamento com a sua mãe, seu padrasto e sua meia-irmã, Amma, é praticamente inexistente, então ela nunca teve porquê voltar. Contudo, essa é a chance de fazer tudo diferente e Curry acredita nela, em seu talento e potencial, por isso ela vai e essa viagem dará respostas as peguntas que nem ela sabia que teria.

Quando chega em Wind Gap, Camille adia o inevitável, ter que encarar sua família, por isso ela dá preferência a procurar informações para sua matéria, mas quando chega a hora de ir para casa logo percebemos que existe algo de muito errado no relacionamento entre ela e sua família. E esse sentimento nos acompanha por toda leitura.

Conforme Camille avança em sua investigação para compôr sua matéria vamos descobrindo o problema que a levou a ser internada numa clinica psiquiátrica - algo que já sabemos desde a sinopse, mas os detalhes desse problema são impressionantes - a ligação entre os crimes envolvendo as meninas desaparecidas e posteriormente encontradas mortas e sem os dentes, o passado de Camille nos revelando a raiz da dificuldade do relacionamento com sua mãe e o que realmente aconteceu com sua irmã mais nova, Marian, antes de morrer.

Esse é o segundo livro que leio de Gillian Flynn e assim como o anterior (Garota Exemplar) fiquei chocada com a trama doentia que ela desenvolveu, tanto que demorei a escrever essa resenha porque não sabia como contar a minha impressão dessa leitura. Fiquei completamente envolvida nesse thriller tentando absorver qualquer evidencia ou pista que iam aparecendo conforme a leitura e até acertei quem, mas não tinha ideia de porquê e esse motivo somado a outros mistérios apresentados na trama me deixaram de queixo no chão.

Objetos cortantes é o livro de estréia da escritora Gillian Flynn, mas o seu primeiro livro publicado no Brasil foi "Garota Exemplar" que foi o seu terceiro (resenha aqui) um de meus favoritos que já teve uma adaptação cinematográfica que estreou nas telonas em outubro de 2014 (resenha do filme aqui). Seu segundo livro, Lugares Escuros, também ganhou adaptação para o cinema e estréia nessa quinta-feira, dia 18 de junho e estou ansiosa para assistir. Depois de conhecer o trabalho de Gillian Flynn tenho certeza de que lerei qualquer coisa que ela publicar. Ela consegue desenvolver uma trama extremamente envolvente que inegavelmente nos surpreende.

Quotes:

"Todos têm a própria versão de uma lembrança."
"Problemas sempre começam muito antes de você realmente, realmente vê-los."
"Para aqueles que precisam de um nome para isso, há um monte de termos médicos. Tudo que eu ei é que cortar me fazia sentir segura. Era prova. Pensamentos e palavras, capturados onde eu podia vê-los e rastreá-los. A verdade ardente em minha pele, era uma taquigrafia bizarra."
"Assim é Wind Gap. Todos conhecemos os segredos os outros. E todos os usamos."
"Algumas vezes, se você deixa as pessoas fazerem coisas a você, na verdade você está fazendo a elas."
"O rosto que você apresenta ao mundo diz ao mundo como tratar você."

Nenhum comentário:

Compartilhe comigo a sua opinião

Desenvolvido por Igor Thiago | imagem do livro O inferno de Gabriel | Não copie, seja criativo!