Sinopse: Amy Dunne desaparece no dia do seu aniversário de casamento,
deixando o marido Nick em apuros. Ele começa a agir descontroladamente,
abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio
da sua irmã gêmea, Margo, Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo,
procura descobrir o que aconteceu com Amy.
Título Original: Gone Girl
País de Origem: EUA
Gênero: Drama, Mistério, Suspense
Duração: 145 Minutos
Lançamento: 02 de outubro de 2014
"Quando penso em minha
esposa, penso sempre em sua cabeça. No formato dela, em primeiro lugar... Dava
para imaginar o crânio com bastante facilidade... Como uma criança, eu me imagino abrindo seu
crânio, desenrolando seu cérebro e vasculhando-o, tentando capturar e entender
seus pensamentos. No que você está pensando, Amy?"
Nick Dunne estava em seu bar certa manhã na companhia de sua irmã gêmea quando é alertado pelo seu vizinho que sua casa está aberta. Quando Nick chega vê que a casa foi revirada e não há nenhum sinal de sua esposa, então decide chamar a policia. Durante a investigação Nick aparenta ter um caráter duvidosa ao demonstrar um comportamento distante em relação ao desaparecimento de sua esposa. Será que Nick foi o responsável ou tem algum envolvimento com o que aconteceu com Amy?
"A marca de um sociopata é a falta de empatia"
À medida que a trama vai se desenrolando podemos ver três pontos de vista da história. A versão de Nick no presente cercado pela mídia, a comunidade local, a polícia e os pais de Amy, unidos na busca, mas ao mesmo tempo fazendo seus julgamentos e suposições. A versão de Amy no passado relatado em seu diário contando com detalhes o início do romance e quando o relacionamento foi declinando e mudando para tudo que prometeram um ao outro que não seria. O conto de fadas se transformando em um pesadelo. E a verdade.
Garota Exemplar foi indicação de leitura de um amigo e como eu nunca tinha lido nada do gênero thriller psicológico fui deixando para ler em outro momento, mas quando descobri que o livro ganharia uma adaptação cinematográfica me apressei para lê-lo e me arrependi de não ter lido antes (resenha do livro aqui). O livro simplesmente me ganhou. Muito bem escrito, Gillian Flynn no desenrolar da trama desperta a nossa empatia com a protagonista, toda a pressão de ser a "Amy Exemplar" e depois seus esforços para ser uma boa esposa nos comove. Em contrapartida, temos Nick como o marido desligado e indiferente, sem saber como agir em relação a situação em que se encontra.
Sempre que um livro se transforma em filme faz com que os seu leitores levantem expectativas de o quanto a adaptação conseguirá ser fiel a obra literária e na maioria das vezes elas não são alcançadas, mas quando vi o teaser do filme com a música 'She' de Elvis Costello os meus medos sumiram.
Assisti Garota Exemplar no fim de semana passado e fiquei satisfeita. Claro que o filme não foi cem por cento fiel ao livro, mas entre oitenta e noventa por cento foi. A essência estava lá. Não tive grandes surpresas com o desenrolar da trama porque já a conhecia, mas para quem não sabia o que esperar com certeza teve com a reviravolta que se dá quando o telespectador descobre a verdade.
O elenco foi perfeito. Não consigo imaginar outra pessoa a não ser Ben Affleck como Nick. Caiu como uma luva. Rosamund Pike simplesmente é a Amy. Ela protagonizou cenas incríveis. Nunca tinha visto nenhum trabalho dela antes, mas depois desse filme vou procurar outros com certeza.
O final da obra é chocante e muitos leitores ficaram revoltados, mas eu não mudaria uma vírgula. Achei tão inteligente e doentio que chega a ser brilhante. Impossível não ter sequer uma mínima admiração por tamanha destreza em arquitetar tal plano e lhe dar com os efeitos colaterais.
Nenhum comentário:
Compartilhe comigo a sua opinião