17 fevereiro, 2015

Filme: Cinquenta Tons de Cinza


Lançamento: 12 de Fevereiro de 2015
Diretor: Sam Taylor-Johnson
Gênero: Romance, Drama, Erótico
Nacionalidade: EUA
Duração: 2H 15Min
Distribuição: Universal
Classificação Indicativa: 16 anos
Nota: 2,5 por Brenda Landim / 4 por Kah Fernandes
Sinopse: Anastasia Steele (Dakota Johnson) é uma estudante de literatura de 21 anos, recatada e virgem. Uma dia ela deve entrevistar para o jornal da faculdade o poderoso magnata Christian Grey (Jamie Dornan). Nasce uma complexa relação entre ambos: com a descoberta amorosa e sexual, Anastasia conhece os prazeres do sadomasoquismo, tornando-se o objeto de submissão do sádico Grey.
“Eu não faço amor, eu fodo com força.”

Um dos filmes mais esperados do ano finalmente chega às telas dos cinemas de todo o mundo, 50 tons de cinza que já vinha gerando polemica desde o lançamento do livro, com críticas positivas e negativas, e deixando a curiosidade e expectativa de como seria adaptação cinematográfica.











O longa conta a história de um casal totalmente diferente, que rapidamente se apaixona. Christian Grey um empresário multimilionário reservado de 27 anos bem sucedido, um belo dia conhece Anastásia Stelle, estudante de literatura inglesa,de 21 anos, tímida e virgem que foi lhe fazer uma entrevista para o jornal de sua faculdade.




Esse encontro gera uma atração entre ambos que simplesmente não conseguem controlar. Não resistindo, Grey a convida para sair disposto a explicar a Ana o porquê de suas atitudes e um jeito de poderem ficar juntos. Christian sempre arranja uma forma de se encontrar com Anastásia, que por sua vez já está completamente apaixonada por Grey e se pergunta porquê ele sempre se recua quando ela tenta se aproximar sentimentalmente, deixando-a cada vez mais perturbada e confusa com seus sentimentos por ele. 





O filme é baseado no Best-Seller de EL. James de mesmo nome que relata um romance envolvendo o mundo erótico do BSDM, Cinquenta Tons de Cinza, obra que desafiou e abriu portas de mercado literário erótico, mostrando que nem sempre é o preto no branco, as vezes o amor pode ser em escalas de cinza.





Por Brenda Landim


Na ultima quinta-feita, dia 12 de fevereiro, fui assistir ao filme com grandes expectativas que foram causadas graças aos teases, trailers e toda a divulgação sobre o longa. Claro que quando soube que o livro teria uma adaptação para o cinema tive minhas dúvidas de o quanto essa adaptação seria fiel a obra de origem que é de conteúdo adulto, mas com tudo que vi antes do filme me pareceu que tiveram grande preocupação em deixar que as cenas mais impactantes e importantes permanecessem no filme, mas infelizmente me frustrei e vou dizer o porquê. 

Como adaptação cinematográfica o filme que prometia um show de erotismo foi decepcionante. Muitas alterações foram feitas e não consegui sequer perceber química entre os protagonistas nas cenas de sexo, que por sinal tiveram uma quantidade aceitável, na medida, afinal não era um filme pornô, mas mesmo assim, faltou a doce agonia torturante característica do Sr. Grey no livro, deixando tudo muito apressado e artificial.

A trilha sonora mesmo não sendo igual ao livro foi bastante satisfatória e caiu como uma luva no filme. A atuação de Dakota Johnson foi surpreendente, como nunca tinha visto nenhum trabalho dela não sabia ao certo o que esperar, mas ela superou o que tinha em mente. Cada olhar, gesto e lágrima foram muito bem feitos. Já o seu parceiro Jamie Dornan não chegou nem perto do que eu sei que ele consegue, porque já vi outros trabalhos dele, não sei se foi culpa do roteiro, o fato é que ele não foi tão intimidador quanto no livro diz ser.

Algumas alterações de cenas ficaram bem legais não vou dizer quais para não dar spoilers. A personagem Anastácia está muito mais engraçada, divertida e menos insegura. Ponto para o filme. Características marcantes do personagem Christian Grey como a insistência com alimentação e o excesso de controle ficaram de fora e ele que era o centro da história acabou não tendo tanto destaque. Alguns personagens não foram citados no filme o que me preocupou já que considero bem importantes na continuação da trama "Cinquenta Tons de Liberdade" que dos três livro é o meu favorito. A transição de uma cena para outra tiveram alguns furos que para quem leu o livro sabe os motivos, mas para quem não leu fica um pouco confuso.

Resumindo, como adaptação deixou muito a desejar, mas como comédia romântica hollywoodiana com o aparente objetivo de lucrar, já que transformou algo que é de conteúdo exclusivamente adulto e que prometia erotismo inédito e ousado em um romance adolescente, fez seu papel.


Por Karine Fernandes


Como seleção de elenco eu gostei do fato de terem preferido escolher pessoas não tão famosas, dando assim a oportunidade de mostrar novos talentos. Dakota, apesar de ser de família de pais famosos, atores, não quis utilizar isso como modo de conseguir o trabalho, o que respeito muito, sua interpretação nos trailer que eu assisti não me impressionava, mas quando vi o filme gostei muito, ela realmente conseguiu pegar a essência da Anastácia e transferir para o filme,  mudando assim minha visão do trabalho dela.

Como Christian Grey temos Jamie Dornan, bom eu gosto muito desse ator já assisti alguns filmes com ele e seriado também, apesar de não querer muito dá o braço a torcer, tenho que ser sincera em falar que senti falta daquele olhar que dava arrepios e medo, mas penso que o roteiro as vezes pode limitar muito a atuação de um ator.

Num quadro geral senti falta de algumas cenas e personagens que são importantes para a sequência 50 Tons mais Escuros que já está com a previsão de se começar a gravar em Junho deste ano. Como por exemplo o Dr. Flinn que quem leu sabe que ele ajuda e muito o Sr. Grey, poderiam ter trabalhado melhor a família de ambos.

A questão é que preferiram focar mais no romance do casal, nas descobertas sexuais de cada um, nos limites que cada um tem, o que foi até muito legal, o sexo foi na medida certa, apesar de achar que não era necessário deixar tantas vezes a Dakota nua, quem sabe mais um pouquinho do Jamie ficaria mais equilibrado? Rs

Mas é isso, para um filme que vem pra quebra o paradigma de filmes "eróticos não podem ir para o cinema"   ele foi muito bom, diria ate que foi 60% fiel ao livro, a essência principal se encontra tanto no filme quanto no livro, mas ainda sim recomendo para quem ainda não leu o livro ler, pois como toda reprodução cinematográfica que vem baseado em um livro muita coisa fica de fora.




7 comentários:

  1. Adorei a resenha de vocês! Parabéns kah, você conseguiu comentar algo que concordo muito ( o olhar misterioso de Grey, também não vi muito isso). Vocês conseguiram transmitir a essência do filme sem dar muito spoilers, adorei!!! :)

    ResponderExcluir
  2. A muito obrigada querida por ter conferido a novidade e ter gostado da resenha, sempre apareça sempre teremos novidades, fique sempre por dentro. :*

    ResponderExcluir
  3. acho que não posso reclamar do roteiro porque o material fonte deles era limitado já que é uma adaptação, também não vou falar do livro porque eu sinceramente não consegui terminar nem o primeiro, mas o filme não teve e uma boa direção e como você mesmo falou o Jamie Dornan não estava em sua melhor performance. O filme poderia ter sido bem melhor se não tivesse esses diálogos bobos e que fogem da realidade, porque o intuito desse filme é fazer com que você se coloque no lugar da Anastasia e ache que isso realmente possa acontecer na vida real, mas os diálogos acabam sendo tão pateticamente bobos e que isso acaba se perdendo, esse é particularmente um dos piores filmes que eu já vi, e sem duvidas esse não é o meu tipo de filme, mas foi um filme que, infelizmente, muita gente gostou, eu mesmo tenho uma amiga que amou o filme (como, eu não sei). Apesar de tudo o filme teve dois pontos altos pra mim, que na verdade foram dois fatores estéticos, porque na verdade eu tava achando o filme tão chato que eu comecei a reparando mais na produção do que no filme em si, a fotografia do filme ta realmente brilhante, e trilha sonora que foi muito bem introduzida no filme (tirando o som do piano que fica tocando toda hora e que faz você lembrar que o filme é uma adaptação de uma fanfic de Crepúsculo). Eu não indicaria esse filme pra nenhum amigo, a não ser que eles tenha gostado do livro, porque pelo meu ver esse filme so vai ser bem apreciado pelas pessoas que leram e gostaram do livro.

    ResponderExcluir
  4. Eu vi algumas críticas relacionadas ao filme e posso dizer que gostei da de vocês por terem se baseado em fatores técnicos para dizerem o que foi ou não bom na adaptação. Parabéns.
    Não é o meu estilo de leitura/filme, então não posso comentar mais que isso. E provavelmente só verei o filme quando puder baixar rsrs

    ResponderExcluir
  5. adorei o filme gostei bastante da historia.

    ResponderExcluir
  6. O filme e o livro são bem polêmicos!! Quero ler e assistir! Teve gente que me falou que o filme é podre, mas gosto é gosto!!

    ResponderExcluir

Compartilhe comigo a sua opinião

Desenvolvido por Igor Thiago | imagem do livro O inferno de Gabriel | Não copie, seja criativo!