11 fevereiro, 2015

Livro: Cinquenta Tons de Cinza - EL James



Título: "Cinquenta Tons de Cinza"
Edição: 1
Volume: "1"
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572186
Ano: 2012
Páginas: 480
Tradutor: Ady Miranda, Rute, Partenope, Silvia, Sandra P.
Gêneros: Erótico/Adulto
Nota: 3,5/5
Sinopse: Cinquenta Tons de Cinza - Quando Anastásia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seus próprios termos.Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso - os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família -, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos



Resenha

Não é novidade para ninguém que amanhã, dia 12 de fevereiro de 2015, a historia de Cinquenta Tons de Cinza ganhará vida nas telonas e como faz pouco mais de um ano que li o livro, resolvi relê-lo para relembrar a história e conferir as alterações que fizeram para a adaptação cinematográfica, claro, porque sempre que um livro vira filme é feita alguma alteração no roteiro e sempre torcemos para que seja para melhor. Vamos ao livro.

Cinquenta Tons de Cinza é o primeiro volume da trilogia escrita por E.L. James, publicada no Brasil pela editora Intrínseca. O livro conta a história de Anastácia Steele, uma jovem universitária inexperiente de 21 anos que vê sua vida mudar após entrevistar o multimilionário e misterioso Christian Grey.

Fazer tal entrevista não estava nos planos de Ana, mas foi incumbida de ultima hora porque sua melhor amiga, Kate, estava doente, por isso ela não teve escolha. Ana é tímida e desajeitada e ao estar frente a frente com o intimidador Grey parece que sua falta de jeito duplica e ela se encontra completamente desastrada, o que parece visivelmente divertir o entrevistado. Mas intimidação não foi o único sentimento que o homem lindo, dono de olhos cinzas intensos e misteriosos despertou em Ana, pela primeira vez ela se sente atraída por um homem e essa atração vai mudar todos os seus conceitos de como um romance deve ser. 

Inacreditavelmente, Grey parece corresponder a atração de Ana, mas ao mesmo tempo tenta adverti-la a se afastar quando nem mesmo ele consegue. Christian Grey é um homem enigmático com um passado obscuro e cheio de peculiaridades que vai levar a inocente Anastácia Steele numa viagem de autodescoberta de si mesma e do prazer máximo extraído da dor.

Cinquenta Tons de Cinza foi o primeiro livro erótico que li, antes dele só lia fantasia, decidi lê-lo movida pela curiosidade após assistir uma reportagem falando sobre liberdade sexual feminina. No dia seguinte só ouvia falar desse livro, daí pensei "que raios tem esse livro de tão interessante? Vou descobrir!" E confesso que fiquei bastante surpresa. Talvez por nunca ter lido nada tão explicito sobre sexo ou relacionado a BDSM. Quando li devo ter corado tanto ou mais que a própria protagonista e ainda movida pela curiosidade li toda a série, outros livros com o mesmo tema e até pesquisei e fiz um especial sobre BDSM no blog , entrevistei um dominador e colhi relatos de uma submissa. E foi tudo muito... interessante.

Na época, lembro de ter gostado do livro pelas diversas sensações que despertou em mim, mas dessa vez ao relê-lo não consegui sentir tais coisas. Na verdade achei bastante engraçado e algumas cenas fracas e repetitivas, mas também alguns diálogos inteligentes (Quando a Ana quer, ela sabe rebater Grey na mesma medida). A protagonista na maioria das cenas se mostra vulnerável as vontades de Grey, apesar de não ceder por completo. O Christian Grey com certeza é centro da trama com seu charme, sarcasmo, beleza e um passado surpreendente e bastante esclarecedor.

O livro é narrado em primeira pessoa pela Anastácia por isso podemos ver muito mais sobre os sentimentos e duvidas dela que o ponto de vista de Grey, o que contribui ainda mais para aumentar nossa curiosidade sobre ele. O livro é bastante descritivo e cheio de detalhes nas cenas de intimidade entre os protagonistas. Agora é só esperar para ver no cinema.


Quotes:

"[...]Sou muito bom em avaliar pessoas. Sei como elas funcionam, o que as faz florescer, o que não faz, o que as inspira e como incentivá-las."

"[...]É possível conquistar um imenso poder quando nos convencemos, em nossos devaneios mais secretos, de que nascemos para controlar."

"- Você gosta mesmo de disciplina - sibilo.
- Ah, Anastácia, você não tem ideia."

 "Ele se atira em cima de mim, empurrando-me contra a parede do elevador. Quando me dou conta, uma das mãos dele já está apertando com força minhas mãos acima da minha cabeça. Puta merda. Sua outra mão agarra meu cabelo e o puxa para baixo, deixando-me com o rosto virado para cima e seus lábios colam nos meus. Não é exatamente doloroso."

"[...] Em primeiro lugar, eu não faço amor. Eu fodo... com força."

"[...] Eu quero você. Quis desde que você se estarelou no chão da minha sala, e sei que você me quer."

"[...]Ele tem olhos lindos - cativantes, inteligentes, profundos e misteriosos, misteriosos com segredos dominadores."

"[...]Agora tenho a sensação de ser um receptáculo, um vaso vazio a ser preenchido como ele quiser."

"Quero que você confie em mim, mas sei que tenho que conquistar sua confiança e vou conquistá-la."

"Há uma linha tênue entre prazer e dor, Anastácia. São dois lados da mesma moeda, e não há um sem o outro. Posso lhe mostrar quão prazerosa pode ser a dor. Você não acredita em mim agora, mas é isso que eu quero dizer com confiança. Vai haver dor, mas nada que você não possa suportar."

"Não se julgue moralmente com base no que os outros podem pensar. Não desperdice sua energia."

2 comentários:

  1. Amei a trilogia. Li há muito tempo atras, assim que foi lançada, em PDF (horrível), mas o que importa é a leitura. Ao contrário do que muitos dizem, não vi no livro nada que não tenha visto em outros. Grey é uma pessoa perturbada, que vem de um lar desfeito, adotado e iniciado no sadomasoquismo ainda muto novo, então não conhece outra forma de amar. Anastasia é a redenção do homem duro e sem amor.

    ResponderExcluir

Compartilhe comigo a sua opinião

Desenvolvido por Igor Thiago | imagem do livro O inferno de Gabriel | Não copie, seja criativo!