08 abril, 2015

Entrevista: De Blogueiro para Blogueiro - Parte II

Hey pessoal, tudo bem com vocês?


Na semana passada, em comemoração ao dia do blogueiro postei a Entrevista: De Blogueiro para Blogueiro - Parte I, que fiz com Bárbara Sá do Segredos Entre Amigas, Jéssica Rodrigues do Leitora Sempre e Luciano Vellasco do Academia Literária DF. Como combinei com vocês, hoje vou postar a parte final da entrevista.







Como funciona o relacionamento com colunistas?


Bárbara Sá - São amigos. Apesar de às vezes ter que chamar atenção e posar de chefe, meus colunistas são meus amigos e parceiros. Eu peço, não exijo as coisas. Claro que, por vezes, tenho uma postura mais comandante, mas se for assim o tempo acabo afastando-os. Prefiro tê-los ao meu lado me ajudando o tempo todo, a tê-los pisando em ovos perto de mim.

Jéssica Rodrigues - Ótima, né Brenda? Lá no começo do blog eu tive três colunistas que ficaram bastante tempo no blog. Nossa relação era agradável e elas ajudavam muito, com o passar do tempo decidiram sair e depois de algum tempo consegui uma nova colunista: a Brenda. Atualmente temos uma relação muito boa e uma amizade verdadeira, através do nosso amor por livros construímos algo importante. Daqui alguns dias terei mais colunistas e espero que a relação seja a mesma que tenho com ela.

Luciano Vellasco - Encontrar pessoas que tenham o mesmo espírito que você para a coisa é complicado. O ato de “blogar” é encarado como algo menor que algo secundário na vida das pessoas que não estão tão familiarizadas com o que fazemos. Quantas vezes já deixamos de ir sair por conta de uma resenha que tem de ser entregue ou de uma promoção que temos de deixar pronta para o dia seguinte? Então, para quem não está inserido no meio, qualquer coisa pode virar "desculpa" para não cumprir os prazos. Minha relação pessoal com os colunistas do meu blog é boa e eu tento manter aberta e livre de qualquer coisa que possa atrapalhar nossa relação, até porque eu conheço todos os meus pessoalmente. Já chamei muitos para compor o time, mas sempre travam nessa parte do "tenho coisas mais importantes", não percebendo que o trabalho que fazemos, apesar de não ser remunerado, é importante. Tem alguém do outro lado do computador/celular que talvez esteja no dia x esperando uma resenha, mas que ficou sem, porque não cumprimos o prazo que foi dado. Minha equipe é maravilhosa, já tive problemas, tive vários, mas ainda assim, não fosse por alguns (Helkem e Thais que o digam) eu não teria levado esse projeto da Academia Literária para frente. Ainda estou à procura de gente responsável para me ajudar, mas que principalmente tenha amor e zelo pela literatura acima de tudo. Que veja o quanto um livro pode impactar na vida de alguém e que possa passar isso as outras pessoas.

Qual a importância de ter outros blogs como parceiros?

Bárbara Sá - A interação entre blogs é muito importante. Acho que os blogs não são concorrentes, não é como uma TV que tem conteúdo para uma pessoa ver 24 por dia. São no máximo duas postagens por dia, o que abre uma grande quantidade de tempo para que outros blogs também sejam apreciados. Ter outro blogs no hall de parceiros é legal porque, além de divulgar, dá uma moral aos blogs e os auxilia.

Jéssica Rodrigues - A parceira entre blogs é realmente muito importante para qualquer blogueiro, que vai desde promoções em conjuntas como ações para divulgar a literatura. Quando você mantém essa relação bacana com outro blogueiro é muito legal, algumas parcerias acabam virando uma amizade verdadeira. Alguns parceiros organizam eventos literários juntos, marcam de ir para Bienais e pode perceber que isso transforma-se em algo além do blog.

Luciano Vellasco - Números, divulgação, sorteios, eventos... todos pensam nisso quando falamos de fazer parceria com outros blogs. Mas podemos ir além disso, além do óbvio. Tudo isso é de suma importância e uma parceria raramente vai para frente sem uma junção de alguns itens (ou todos) que eu listei, mas muitas vezes esquecemos do essencial, que como diz o Pequeno Príncipe:“O essencial é invisível aos olhos”. Estamos nessa pelo mesmo objetivo. Que é levar a literatura (ou a cultura no geral) para o maior número de pessoas possível e assim fazer em um grau menor ou maior a diferença na vida das pessoas que estão lendo nossos textos. Em todo meio tem rixas, rola invejas e orgulhos e não seria diferente no meio dos blogs e por isso as parcerias tem sua importância. De você ter alguém em que pode confiar ao transmitir uma notícia ou postar uma resenha. Além de parceria em sorteios ou divulgação, existe o companheirismo e a amizade. E acho que isso tem de ser preservado, independente se fulado passou na parceria de uma editora e você não. Ao invés de praguejar, deve-se dar os parabéns e ficar feliz, pois a pessoa que você confiou para ser seu parceiro foi selecionada e terá a chance de mostrar seu trabalho. Um estimulo a mais para você continuar com o seu próprio. Talvez eu esteja colocando um romantismo ai, algo que não acontece na realidade com regularidade, mas de qualquer forma, na minha visão era assim que devia funcionar. Creio que uma parceria deve transcender essas coisas “mesquinhas”.   


Existe muita concorrência? Como você lhe dá com isso e quais são as suas táticas e estratégias para diferenciar-se de outros blogs?


Bárbara Sá - Como disse na última pergunta, não vejo a blogosfera como uma concorrência. O que mais tem é espaço. Entretanto, é claro que acredito que deve haver uma diferença entre os blogs para que ele se destaque no meio. Apesar de ter espaço para todos, existem muitos. E como queremos ser lidos, quanto mais diferentes formos melhor. Acho que a melhor tática para se diferenciar é ser você mesmo. Colocar a sua forma de ser e de agir no seu blog e nas suas postagens, esse é o segredo.

Jéssica Rodrigues - Sim, porém eu nunca cheguei a pensar em outro blog como concorrente e acredito que quanto mais blogs existirem melhor é a proporção da literatura no mundo. Os outros blogs são parceiros, amigos e mesmo que não conheça a pessoa ou não tenha intimidade acredito que todo trabalho de blogueiro é importante, por isso tenho uma relação tranquila. Claro que queremos que os leitores visitem nosso blogs, por isso é importante sempre está atualizado, com resenhas em dia, postagens diferenciadas e presença nas redes sociais.

Luciano Vellasco -  A "fórmula" para o sucesso ainda não foi desenvolvida para o meu blog em especifico. O que posso dizer é que nossas parcerias e resenhas seguem um rígido documento "oficial", onde damos a garantia de cumprir o que prometemos, ou nós aproximar o máximo disso, pois ninguém e perfeito e todos erramos. Então, a “estratégia” por enquanto é divulgar todos os dias. Ainda não cheguei na parte do inovar, pois como eu disse, é um ramo muito saturado e é raro alguém aparecer com algo novo. Mas ainda chego lá.


Qual é o seu segredo para atrair mais leitores?


Bárbara Sá - Não sei se eu tenho um segredo. Eu sou eu mesma, é isso que atrai meus leitores. Ser eu mesma, saber sobre o que eu estou falando e falar do meu jeito. Atender aos meus leitores com carinho e estar sempre respondendo-os. Isso atrai leitores.

Jéssica Rodrigues - Eu não sei o segredo (risos), mas como disse na pergunta anterior, é você manter o blog em dia, com postagens diferenciadas, com colunas interessantes, resenhas de vários gêneros, vídeos no Youtube (Coisa que não faço porque sou muito tímida). É você se dedicar com o blog, acredito que um layout bacana também ganha pontos com os leitores (Ok. Não precisa ser um layout profissional, mas algo limpo e que agrade as pessoas quando visitarem), a ortografia nos posts/resenhas também é super importante. Mas o principal de tudo é você fazer por amor, com dedicação e carinho.

Luciano Vellasco - Não tem segredo, eu acho. Seja sincero, seja verdadeiro no que você escreve, tenha uma identidade, apareça, divulgue e faça sorteios (rsrs). Tudo é uma questão de tempo. A não ser que você seja uma pessoa já influente na mídia, um líder de opinião já consolidado ou pose para playboy, apareça no BBB, vá ao Faustão (rsrsrs) ou ainda faça um vídeo tosco no youtube, dificilmente você será "famoso" da noite para o dia. Então, leva-se tempo até que você seja notado pelas pessoas. 

Qual é o seu conselho para quem quer fazer um blog ou está começando?

Bárbara Sá - Seja você mesmo e fale das coisas da sua forma. Procure ser diferente. Diferencie inspiração de imitação. Crie um blog focado em coisas que você gosta e que você sabe que tem domínio. Mas, acima de tudo, seja feliz com o que você faz.

Jéssica Rodrigues - O conselho que dou é que faça com amor e carinho, no começo nunca é fácil e vai ter momentos que pensará em desistir, porém jamais esqueça que você fez o blog porque ama e assim você não vai desistir. Quando fazermos algo por amor e, principalmente, com dedicação sempre iremos receber algo maravilhoso em troca.

Luciano Vellasco - Quando eu comecei a blogar, ninguém me avisou que eu gastaria com isso. Então, prepare o bolso, em primeiro lugar. Se você esta disposto a ter prejuízos com isso, parabéns, você já pode começar a pensar em montar um blog. Passado isso, lembre-se de que você deve fazer isso mais por amor do que por qualquer outra coisa. Dinheiro dificilmente vai entrar, você vai ficar estressado, chateado, zangado, feliz, entusiasmado, maravilhado em uma salada mista tão louca que vai chegar horas que você vai pensar se é realmente isso que você quer para você. "Mas eu vou receber livros de graça", você pode muito bem pensar. Mas esses livros vem com tantas consequências na bagagem, que as vezes é melhor você gastar 20,30 reais nele do que receber ele “de graça” e ter autor/editora cobrando resenha toda semana ou pior, ver comentários de autores/editoras/leitores que não aceitam sua crítica (independente de você estar certo ou não). Se você chegou até aqui, então seja bem-vindo. Aproveite a estádia e aperte os cintos, pois a viagem é turbulenta (a maioria dos blogs morre antes dos dois primeiros anos de vida). Se você realmente quer ir além, saiba que vai encontrar todo o tipo de pessoa que o mundo é capaz de conceber. Alguns vem para o bem, outros para o mal, mas nunca, jamais se esqueça de que independente de fulano ou ciclano te tratar bem ou mal, tente ser verdadeiro com seus próprios sentimentos. Antes de escrever para os outros, escreva para você mesmo.


Foi um prazer imenso fazer essa entrevista. Aprendi muita coisa e todos eles se mostraram muito dispostos a compartilhar. Agradeço muito a Bárbara, Jéssica e Luciano. Vocês foram 1000. Desejo cada vez mais sucesso para vocês, parabéns por seus respectivos trabalhos.

É isso aí galerinha. Espero que tenham gostado. E não deixem de visitar os blogs!








Bjin

Até a próxima!

9 comentários:

  1. Oi Brenda, tudo bem?

    Adorei participar da entrevista e fiquei muito honrada. Adorei as respostas dos outros.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  2. Oi Brenda!
    Ahhh, que legal *-* Já corri pra vê a outra parte e adorei. Otima iniciativa, centralizar nossos amigos. Não conhecia o blog do Luciano, mas sempre visito o da Jeh e vejo os videos da Bárbara (são muito divertidos, ela é muito extrovertida) Parabens. Ano que vem vamos fazer entrevista é com você :)

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Eu bato palmas para quem consegue manter um blog sozinho, sinceramente não sei o que faria sem meus colunistas e resenhistas. Todos moram na mesma cidade que eu e são meus amigos, mas as vezes é sim necessário dar um puxão de orelha e ser mais firme, pois senão começam a enrolar demais e a achar que só porque são amigos eu não vou exigir responsabilidade com o blog. Também não vejo a blogosfera como concorrente, mas o que mais vejo é blog no lugar de melhorar o seu blog para conseguir uma parceria, fica difamando o colega só por ele ter passado, entende? É complicado.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Brenda, sua linda, tudo bem?
    Eu sou como a Jéssica, super tímida, então, também não faço vídeos, risos.... Sobre os colunistas, meu blog não tem, faço tudo sozinha, pois eu sempre quis falar sobre como os livros me afetam. Eu entendi o que o Luciano falou, nem todos possuem a mesma paixão e a mesma visão sobre livros, então, pode ser complicado administrar isso. Mas que bom que no geral, estão conseguindo sem problemas.
    Adorei a entrevista, como disse, é raro os blogueiros terem voz nelas, risos...
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A coisa mais complicada para mim é essa história de colunistas... ainda não consegui dar abertura para mais alguém no blog, não sei se daria certo... uma amiga até ia me ajudar com algumas resenhas esporadicamente, mas ela ficou grávida e agora vai ser só o bebê por um longo tempo! rs...

    Também não vejo a blogosfera como concorrência, tem mesmo espaço para todo mundo, é só cuidar mesmo do blog com amor e com disciplina.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Brenda, muito bacana essa entrevista. Eu concordei com várias respostas.
    Acho que não devemos levar a blogosfera como concorrência, há espaço para todos. E o leitor não acompanha um único blog né? E o que seria de mim sem colunistas hahah Eles me salvaram na época de TCC e continuam fazendo isso quando estou enrolada.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi, Brenda!
    Adorei a entrevista!
    Eu conheço a Barbara e realmente tudo que ela disse, é o que ela pratica.
    Os outros blogueiros eu ainda não conhecia, só de ouvir falar.
    Mas gostei muito das respostas, e concordo com eles que não existe uma receita ou fórmula para o sucesso do blog, temos que fazer nosso melhor, com carinho e dedicação.

    Beijinhos!
    Jaque | Meus Livros, Meu Mundo. |

    ResponderExcluir
  8. Oi Brenda,
    Que iniciativa bacana, realmente foi uma bela homenagem no dia do Blogueiro. Gostei de conhecer a resposta dos três. O Luciano citou o Pequeno Príncipe: “O essencial é invisível aos olhos” isto é bem verdade, eu às vezes fico pensando que alguns colegas nos procuram diretamente para promoções conjuntas e depois nos esquecem, isto eu não acho bacana, não. No mais, não vejo a Blogosfera como concorrência e acredito que podemos sempre somar, juntos somos mais fortes em todos os sentidos e não é diferente na tarefa linda de incentivar a leitura.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Compartilhe comigo a sua opinião

Desenvolvido por Igor Thiago | imagem do livro O inferno de Gabriel | Não copie, seja criativo!