27 abril, 2015

Livro: A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart

Edição: 1
Editora: Novo Conceito

ISBN: 9788581636337

Ano: 2015
Páginas: 224
Nota: 5/5
Sinopse: Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça. 

A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.



Há dois meses recebi a primeira prova do livro "A mais pura verdade" e escrevi minhas primeiras impressões como um desafio lançado pela editora Novo Conceito, quem leu sabe que eu fiquei com água na boca depois de ler os primeiros seis capítulos e agora finalmente sei como a história termina e já adianto que adorei o livro.

Mark é um garoto inteligente de doze anos que adora escrever haicais. Ele resolve fugir de casa para subir a montanha e traçou um plano perfeito para despistar a polícia. Levando consigo uma câmera fotográfica, um caderno de poesias e seu cachorro, Beau, ele vai em busca da maior aventura de sua vida.

Mas Mark não é um garoto qualquer, ele está doente e seu desaparecimento deixa seus pais desolados e vira noticia em todos os jornais. A policia o procura, mas como planejado, eles seguem as pistas erradas, enquanto Mark segue seu destino registrando cada momento com sua câmera e escrevendo seu haicais.

Os capítulos são intercalados com a narração de Mark e de sua melhor amiga Jessie, que está presente em suas lembranças todo o tempo, dessa forma podemos ver todo o sofrimento e angustia que a sua família passa assim como a dúvida que Jessie sente ao presenciar tudo sem saber se conta ou não para onde Mark foi.

Durante seu trajeto, Mark passa por várias situações difíceis, até arriscadas, e sofre com alguns sintomas de sua doença o que nos deixa apreensivos com a sua jornada, ao mesmo tempo que torcemos para que ele chegue lá, também ficamos preocupados e nos perguntado se não seria melhor ele voltar ou alguém encontrá-lo logo. As lembranças também acompanham Mark e por meio de flash back conhecemos o motivo de sua partida e a gravidade da sua doença, assim como o sofrimento que viveu com sua família por tantos anos.

Antes de cada capítulo temos a numeração dos quilômetros restantes para que Mark chegue as montanhas, isso dá a sensação de estarmos nessa jornada com ele. Dan Gemeinhart tem uma escrita deliciosa e direta.  O livro está recheado de frases  lindas, reflexivas e verdadeiras. Não encontrei erros de revisão.

"A mais pura verdade" é uma história comovente sobre amor, família, amizade e determinação contada pelo ponto de vista de uma criança que já passou por muita coisa. Eu adorei todos os personagens, apesar de a trama focar mais no Mark e na Jessie, todos os outros que surgiram foram muito interessante e necessários. Beau é um companheiro fiel e leal que seguirá seu dono até o fim para onde ele for. Não consegui deixar de me emocionar com o final. Fiquei completamente encantada com essa trama tão bonita e delicada.


Quotes:


"Esta é uma coisa que eu não entendo: por que as pessoas sempre acham que podem fazer alguma coisa só porque querem."
"Eu amava o relógio, até começar a odiar o tempo. E como ele ia embora."
"Um estranho é só um amigo que você ainda não conheceu."
"O cães nos ensinam a amar se ser carinhosos. Eles nos fazem lembrar das coisas que realmente importam."
"De vez em quando, mesmo as respostas certas parecem erradas, se você não gosta da pergunta. Essa é a mais pura verdade."
"O mundo inteiro é uma tempestade, eu acho, e todos nós nos perdemos em algum momento."


Um comentário:

  1. Eu já tenho uma quedinha por livros com personagens doentes e tenho lido muitas resenhas positivas sobre esse livro... Então minha vontade de ler está bem grande. Não sabia do detalhe da quilometragem, gostei!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir

Compartilhe comigo a sua opinião

Desenvolvido por Igor Thiago | imagem do livro O inferno de Gabriel | Não copie, seja criativo!