01 julho, 2015

Entrevista com a LRDO a autora de Primeiras Impressões


Hey pessoal, tudo bem com vocês?


O blog Mundo B firmou parceria com a linda LRDO (Laís Rodrigues) autora de Primeiras Impressões, romance inspirado em Orgulho e Preconceito, obra de Jane Austen e eu, B, tive o privilégio de ler o livro que jé teve a resenha postada aqui no blog na segunda (clique aqui para ver) e posso dizer que adorei. Agora chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre a autora.


           


Mundo B: Quem é LRDO? Quais são seus maiores sonhos, desejos, medos. 
LRDO: Tenho um grande desejo de adaptar todas as obras de Jane Austen. Também adoraria escrever uma série infanto-juvenil de fantasia (o primeiro livro já está pronto, inclusive). No entanto, a fim de realizar esses sonhos, preciso de tempo e, especialmente, de uma editora de bom porte, porque é muito difícil ser autor independente. Meu maior medo? Acho que o medo em si. Sentir medo nos impede de nos arriscarmos, algo essencial para um escritor, ou alguém que deseja começar algo novo. Portanto, morro de medo de ter medo.

Mundo B: Desde quando você escreve?
LRDO: Escrevia poemas quando era criança. No entanto, os hormônios da adolescência e, posteriormente, as atividades universitárias me distraíram por alguns anos... Voltei a escrever (textos literários) apenas quando terminei o mestrado. E, felizmente, não parei mais desde então.

Mundo B: Quais são sua preferências literárias?
LRDO: Depende do meu humor. Há aquelas semanas em que quero ler apenas romances, belas histórias de amor. Outras vezes, prefiro uma fantasia medieval, daquelas com muito sangue (os fãs de Game of Thrones me entendem). Em alguns momentos, gosto de ler distopia futurista ou ficção científica. Enfim, tenho gosto para tudo, e minhas preferências dependem do momento. Porém, para responder à sua questão, tenho alguns livros favoritos: 1984, do George Orwell, a série Harry Potter, a trilogia Senhor dos Anéis, O Conde de Monte Cristo, Orgulho e Preconceito (o mais óbvio, não é mesmo?), e todas as obras de Jorge Amado.

Mundo B: Fale um pouco sobre seus trabalhos na internet (blogs, sites...).
LRDO: Tenho um blog de cinema, séries de TV e documentários, chamado LRDO. Quis fazer algo diferente, então não me limito a fazer críticas aos filmes. Gosto de falar dos bastidores, analisar o elenco, contar as fofocas e curiosidades das produções... E tenho novidades! Estou também agora fazendo vídeos para o YouTube!
Atualmente, também sou colaboradora do blog Sempre Romântica, onde escrevo resenhas de livros. 

Mundo B: Como consegue administrar seu tempo colaborando com esses sites mais o seu blog de cinema?
LRDO: É difícil, viu? Mas, com força de vontade e paixão pelo que se faz, nada é impossível. 

Mundo B: Muitos não sabem, mas seu livro foi inspirado no livro Orgulho e Preconceito da escritora Jane Austen. Teve alguma dificuldade para fazer essa adaptação?
LRDO: Adaptar em si não foi o mais difícil. Eu já tinha várias ideias de como seriam os personagens e as situações no século XXI. Trata-se de um dos meus livros favoritos, daqueles que lemos mais vezes do que podemos contar, então eu o conhecia muito bem. O mais difícil, na realidade, foi ter a coragem de publicá-lo, especialmente porque não sabia como seria recebido pelas fãs de Jane Austen.

Mundo B: Quanto tempo demorou para escrever Primeiras Impressões?
LRDO: A primeira versão demorou quase um ano. Eu trabalho em tempo integral, o que dificulta a manutenção de um bom ritmo de escrita. Portanto, foi necessária muita disciplina e força de vontade para não perder o foco. No entanto, levei outros quatro meses quando decidi revisar o texto e lançar uma nova versão do livro. Felizmente, contei com a ajuda de várias blogueiras maravilhosas, que me deram dicas e fizeram críticas super positivas!

Mundo B: De onde surgiu esse seu amor por Jane Austen?
LRDO: De seus personagens. Eles me encantaram, cada um à sua maneira. Acho que, mesmo que uma obra não tenha um enredo muito original, se a temática é atual e os personagens nos cativam, você já tem um belíssimo livro. E Jane Austen é impecável nos quesitos “temática relevante” e “personagens fascinantes”.

Mundo B: Como foi a escolha do cenário para o livro e as carreiras profissionais dos protagonistas?
LRDO: Honestamente, tudo se encaixou de forma natural. A paixão por livros de Lizzie tornou quase que impossível não envolvê-la em alguma carreira literária. O gosto de Mary (em meu livro, Maria) pelos estudos e pela análise da natureza humana me levou à psicologia. E Jane? Ela é gentil, porém correta e mais formal que as demais irmãs, muito preocupada com os costumes da época. Uma “lady” para ninguém botar defeito. Pensei em uma advogada, talvez até de direitos humanos (acabei optando por direitos autorais), daquelas mulheres que estudam Direito não pelo status, e sim pela vontade de fazer a coisa certa, de buscar criar um mundo mais justo. Parece ingênuo, mas também é a personalidade de Jane: sempre ver o lado bom das coisas. 

Mundo B: Como foi a escolha da capa? 
LRDO: Muitos dizem "não julgue um livro pela capa", mas isso é quase impossível. Quantas vezes uma obra desperta nossa curiosidade por conta de uma capa interessante? E eu queria que a primeira impressão do meu livro fosse boa, e que minha capa refletisse algo no enredo. Foi quando descobri, por meio de uma amiga escritora, a artista brasiliense Clarice Gonçalves. Uma de suas pinturas me deixou de tal forma encantada que me inspirou a escrever uma cena muito importante do livro. Depois disso, a escolha dessa bela imagem de Clarice para a capa do "Primeiras Impressões" foi inevitável! 

Mundo B: Quem foi a primeira pessoa a ler seu romance?
LRDO: Minha maior fã: minha mãe. 

Mundo B: A publicação do livro físico e digital foram simultâneas? 
LRDO: Sim, fiz questão que fossem. Não há mais como publicar um livro, especialmente se você é autora iniciante, sem contar com a ajuda da Internet, que leva nossas obras a todos os cantos do planeta.

Mundo B: Tem um pouco de você na sua protagonista?
LRDO: Tem um pouco de mim em cada uma das irmãs Benevides. Às vezes prefiro infinitamente ficar em casa estudando que ir a uma festa, como Maria. Já julguei pessoas com base em minhas primeiras impressões, como Lizzie. Fiz Direito por acreditar em um mundo melhor, como Jane. E, na adolescência, tive minhas fases complicadas (apesar de não ter sido tão terrível como Lídia, deixei meus pais de cabelos em pé algumas vezes). 

Mundo B: Como tem sido a reação do público e sua experiência com seus leitores? Alguma história marcante ou engraçada para nos contar?
LRDO: Duas me marcaram muito. A primeira foi uma blogueira, a Mara SOP, muito fã da Jane Austen, que me procurou um dia, dizendo que havia adorado o livro. Ela fez uma bonequinha digital da Lizzie, e ficou lindíssima. Aquele gesto de carinho me emocionou demais, e nunca vou esquecê-lo. A segunda foi quando, ao verificar diversos erros que a revisão deixou passar, decidi lançar uma nova versão do livro. E as blogueiras que já o haviam lido não pouparam esforços e atenção para me ajudar. O resultado foi maravilhoso! Fiquei muito contente com essa edição (apesar de que, já encontrei mais coisas que desejo alterar), especialmente sabendo que contei com o apoio de tantas pessoas.

Mundo B: Qual a sua opinião sobre o mercado literário nacional?
LRDO: Difícil e desvalorizado. Claro que há aqueles escritores que conseguem sair da vida dura de independentes. Mas isso é raro. E acredito que haja diversos motivos. No entanto, a meu ver, o mais relevante é o fato de que tanto o mercado editorial quanto os leitores têm o costume de valorizar mais os autores estrangeiros que os nacionais. Creio que isso venha mudando, aos poucos, mas ainda é uma realidade cruel.

Mundo B: Qual é o seu conselho para escritores que pensam em iniciar suas carreiras?
LRDO: Que tenham disciplina para escrever, coragem para publicar, e persistência (e paciência) para fazer dar certo. Ah, e o mais importante: a paixão. Se você não escreve com paixão, como pode esperar gerar algum sentimento em seus leitores?

Mundo B: Você tem planos para algum outro livro? O que podemos esperar dele?
LRDO: Como disse anteriormente, já terminei um novo livro. Nesse caso, é uma fantasia infanto-juvenil. Sobre as adaptações, já comecei a escrever o novo livro inspirado em alguma obra de Jane Austen. Mas ainda não vou contar qual é!

Quem ainda não leu Primeiras Impressões ou ainda não tem em sua estante pode ter a chance de ganhar esse e mais um romance na promoção "Amor em Dobro" que está rolando no facebook até dia 12/07. Clique aqui e participe

Bjin da B

Nenhum comentário:

Compartilhe comigo a sua opinião

Desenvolvido por Igor Thiago | imagem do livro O inferno de Gabriel | Não copie, seja criativo!