13 agosto, 2015

Livro: A Herdeira das Sombras - Anne Bishop

Título Original: Heir to the Shadows
Série: Jóias Negras
Editora: Saída de Emergência
Tradução: Cristina Correia
Volume: 2
Ano de publicação: 2014
ISBN: 9788567296180
Páginas: 432
Nota: 4,5/5
Sinopse: Há 700 anos, num mundo governado por mulheres e onde os homens são meros súditos, uma profetisa viu na sua teia de sonhos e visões a chegada de uma poderosa Rainha. Jaenelle é essa Rainha. Mas mesmo a proteção dos Senhores da Guerra não impediu que os seus inimigos quase a destruíssem. Agora é necessário protegê-la até as últimas consequências.
Três homens estão dispostos a dar a vida por Jaenelle. Mas há quem seja capaz de tudo para controlar ou destruir a Rainha. Conseguirá ela cumprir seu destino como detentora do maior poder que o mundo já conheceu?





RESENHA

A Herdeira das sombras é o segundo volume da trilogia das Joias Negras de Anne Bishop, mas pode ler sem medo esta resenha porque não tem spoilers. A resenha do primeiro livro você pode ler aqui.

Em um mundo de trevas dominado por pessoas (os Sangue) que dominam a Arte (magia) onde as mulheres (rainhas feiticeiras) comandam e os homens (senhores da guerra) servem, alguns esperavam uma nova rainha. Uma que teriam orgulho em servir, pois não abusaria de seu poder para benefício próprio. Eis que surge uma menina, Jaenelle, a quem acreditam ter um futuro glorioso.

Desde de que seu potencial foi revelado, Jaenelle atraiu a atenção de muita gente desconhecida com interesses diversos em tal aproximação conquistando também muitos inimigos poderosos que querem destruí-la e em uma dessas tentativas algo mudou dentro dela, Jaenelle não é mais a mesma menina alegre e comunicativa de antes e seus amigos vão tentar fazê-la voltar ao que era.

Mesmo a história se passando em um ambiente de trevas é nítida a batalha entre o bem e o mal. A trama toda é tecida como uma teia que te prende para não soltar mais. Quem leu minha resenha de A Filha do Sangue, primeiro volume da trilogia, sabe que eu fiquei enlouquecida com a série que é tão complexa e ao mesmo tempo arrebatadora. Sabe também que um dos personagens masculinos importantes para a trama ficou um pouco de fora no livro anterior, mas "A Herdeira das Sombras" nos compensa nesse quesito e podemos conhecer um pouquinho mais sobre ele e eu amei. Um dos pontos mais altos desse livro para mim é quando enfim descobrimos como os Sangue surgiram. E isso foi totalmente inesperado e inédito.

O livro é dividido em cinco partes, tem dezessete capítulos narrados em terceira pessoa e se passa em lugares diferentes. Neste temos pouquíssimos acontecimentos no inferno. Assim como no primeiro volume, nesse também temos uma grande passagem de tempo e acompanhamos o crescimento da protagonista que está cada vez mais cabulosa e do tamanho do seu poder. O final é de deixar completamente sem fôlego. Eu simplesmente preciso urgente ler A Rainha das Trevas que já tem capa definida escolhida por votação no facebook, mas ainda está sem data de lançamento.

Quando você pensa que vai ler mais um livro sobre bruxos e magia se depara com algo indescritível e fantástico como a trilogia das Joias Negras. A autora não te prepara para a historia e só vamos descobrindo como as coisas são durante a leitura. Ler a Trilogia das Joias Negras é como ir a um país que fale outro idioma com um dicionário precário e ter que aprender no dia-a-dia a se comunicar. Isso pode causar desconforto na leitura para quem não está acostumado a ler fantasia. Eu mesma, que gosto do gênero, tive um pouco de dificuldade para entender a trama no começo, mas agora já estou completamente envolvida e preciso de cada vez mais.

Quotes:

"Aqueles olhos. Límpidos e selvagens e perigosos antes de vestir a máscara de humanidade. E era uma máscara. Não era como a dissimulação a que se dedicava quando criança para manter em segredo o fato de ser uma feiticeira. Era um esforço deliberado para ser, simplesmente, humana. E isso o assustava."
"Tudo tem um preço. [...] Você está numa encruzilhada, criança-feiticeira. Pode usar seu poder para curar ou para ferir. A escolha é sua."
"Em Kaeleer, prestar serviço era uma dança complexa, e a liderança alterava-se constantemente entre os gêneros. As feiticeiras estimulavam e protegiam a força e o orgulho dos machos. [...] Os machos não eram escravos ou animais de estimação cujos sentimentos podiam ser menosprezados. Eram parceiros valiosos e estimados."
"Jaenelle olhou para o jovem de um jeito inexpressivo. Era como se tivesse descido tão profundamente dentro de si mesma que as janelas da alma já não conseguiam revelar a pessoa que vivia lá dentro."
"Aqueles que se alimentam de emoções e ambições destrutivas, negando a responsabilidade que é o preço de exercer o poder, podem destruir tudo aquilo que todos prezam e protegem. Estejam sempre atentos."
"Queria servir a filha da sua alma, que chegara, por fim, ao seu poder obscuro e glorioso."

Resenha originalmente postada por mim como Dica de Leitura para o blog Leitora Sempre.

Nenhum comentário:

Compartilhe comigo a sua opinião

Desenvolvido por Igor Thiago | imagem do livro O inferno de Gabriel | Não copie, seja criativo!