03 outubro, 2014

Livro: Não conte a ninguém






Título: Não Conte a Ninguém
Título Original: Tell no one
ISBN: 9788599296516
Editora: Arqueiro
Ano: 2009
Páginas: 256
Nota: 4
Sinopse: 

David Beck e sua esposa Elizabeth comemoram o aniversário de seu primeiro beijo quando uma tragédia interrompe o clima de romance: Elizabeth é brutalmente assassinada. O caso acaba sendo resolvido e o assassino, condenado. No entanto, David não consegue superar a morte de Elizabeth. Depois de oito anos, ainda se lembra de todos os detalhes. Mas é no dia do aniversário de morte de Elizabeth que a história realmente começa. Uma estranha mensagem aparece no computador de David, uma frase que somente ele e a esposa conhecem. De repente ele depara com o que parecia impossível - em algum lugar, de alguma maneira, Elizabeth está viva. Ele é advertido para que não conte a ninguém e envolve-se em um sombrio e mortal mistério, sem saber que já está sendo seguido por alguém que o tentará deter antes que descubra toda a verdade. 



"Gostaria de poder contar, que através da tragédia, descobri algum princípio absoluto, desconhecido e impactante que pudesse transmitir. Não foi o que aconteceu."


David Beck e sua esposa Elizabeth são apaixonados desde a infância. Eram vizinhos e tinham uma amizade muito forte até que se transformou em algo mais, o que as vezes preocupava seus pais pela intensidade do relacionamento. Eles cresceram e se casaram. No aniversário de primeiro beijo, que compartilharam aos doze anos de idade, eles tinham por tradição ir até uma cabana no lago comemorar onde aconteceu o primeiro beijo e gravar mais um traço na arvore onde tinha suas iniciais. Mesmo depois de treze anos desde o primeiro beijo e com sete meses de casamento continuaram com a tradição até que um dia esse ato tão romântico virou uma tragédia.

Elizabeth foi atacada e quando David foi socorre-la foi agredido e abandonado no lago inconsciente. Quando ele acordou no hospital não se lembrava do que tinha acontecido depois e nem como conseguiu pedir ajuda. Depois de muito tempo desaparecida, o corpo de Elizabeth, foi encontrado com traços de tortura característico de um serial Killer que foi julgado e preso. Caso encerrado, ou pelo menos era o que tudo indicava.

Oito anos depois e David ainda não tinha superado a morte da esposa. Não seguiu em frente. Não teve outros relacionamentos. E na época foi indicado como suspeito de ser responsável pelo ataque, hipótese que foi desconsiderada após terem encontrado o corpo e condenado o assassino, mas depois te tanto tempo David recebe um e-mail com informações que só a sua esposa saberia seguida da frase "Não conte a ninguém". Daí as coisas começam a acontecer rapidamente deixando a trama rápida e envolvente. Afinal, será que é mesmo Elisabeth quem está mandando os e-mails? Se for, por que ficou tanto tempo sem entrar em contato para só fazê-lo depois de oito anos? Se Elisabeth está viva, então de quem é o corpo da mulher brutalmente assassinada que foi enterrado em seu lugar?

O mistério vai se desenrolando com o passar da história, mas só é completamente solucionado no final. A maioria dos capítulos é narrada pelo David que após receber os estranhos e-mails se vê novamente envolvido no assassinato da esposa e de outras pessoas. Todas as pistas apontam para ele. O médico respeitável se transforma em um foragido da lei e tem comportamentos e atitudes que só o incriminam mais.

"Meu cérebro parecia ter entrado em curto-circuito. Três dias antes, eu era um médico dedicado vagando pela minha própria vida como um sonâmbulo. Desde então, eu vira um fantasma, recebera e-mails de minha mulher morta, tornara-me suspeito não de um, mas de dois assassinatos, virara foragido da polícia, atacara um policial e pedira ajuda a um traficante de drogas.As 72 horas mais emocionantes da minha vida.Seria cômico se não fosse trágico"

Paralelo a história de David, temos uma outra história com um plano de vingança implacável. Enquanto lia ficava meio perdida (quem é esse pessoal, meu Deus?), até voltava algumas páginas para ter certeza se não tinha deixado alguma coisa passar, mas não. Essas histórias são intercaladas em capítulos e se entrelaçam com um final inesperado. 

Gostei do livro. A maioria dos livros de suspenses que já li tinham a narrativa arrastada e muito detalhista o que deixava a leitura lenta tomando um certo tempo. "Não conte a ninguém" quebrou um pouco disso porque tem cenas de perseguição mescladas com a investigação. Esse foi o primeiro livro que li do autor e mal posso esperar para ler outros.




Quotes:

" A mente não deveria visitar certos lugares, mas a minha sempre acaba sendo levada até lá."  
"Os clichês são todos válidos - o que realmente conta são as pessoas, a vida é preciosa, o materialismo é valorizado demais, as pequenas coisas são o que importam, viva o momento -, e posso repeti-los exaustivamente. Você poderá ouvir, mas não vai conseguir internalizar o que eu disser. A tragédia é pessoal. Ela fica gravada na alma. A gente deixa de ser feliz. Mas se transforma numa pessoa melhor."
"A dor consegue ser excessivamente egoísta"
"A gente ouve falar que a adrenalina é capaz de impedir uma pessoa para a frente e que lhe dá uma força incomum, mas existe o outro lado da moeda. A sensação é inebriante, fora de controle. Ela aguça os sentidos a ponto de paralisar. Esse poder precisa ser controlado para que ele não o derrube."

6 comentários:

  1. Eu ainda não li os livros dele, porém sua resenha me deixou muito curiosa pra ler "Não conte a Ninguém"! Adoro suspenses <3
    Gostei bastante da resenha!

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza, que bom que gostou da minha resenha. Se conseguir ler "Não conte a ninguém" depois passa aqui para me dizer o que achou.
      Fiz uma resenha para outro livro de suspense também, Garota Exemplar, para a minha coluna "Dica de Leitura" no blog Leitora Sempre.
      Dá uma passadinha lá http://www.leitorasempre.com/2014/10/dica-de-leitura-garota-exemplar-gillian.html#more

      Bjin

      Excluir
  2. Estou ansiosa para ler esse livro, é uma das minha metas para 2015. Agora, lendo a sua resenha, fiquei com mais vontade ainda!!!!! Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Este livro está no topo da minha lista, a resenha só aumentou minha vontade de lê lo.

    ResponderExcluir
  4. Já faz um tempinho que li este livro, mas lembro-me muito bem da minha reação ao chegar ao final dele. Cara, surpresa total!!! Lembro que tive que voltar as páginas e ler novamente pra saber se era aquilo mesmo rsrs. Adoro livros de suspense e esse, com certeza, foi um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro livros assim, Larissa.
      Descobri essa paixão recentemente e agora não quero mais parar de ler

      Excluir

Compartilhe comigo a sua opinião

Desenvolvido por Igor Thiago | imagem do livro O inferno de Gabriel | Não copie, seja criativo!