29 março, 2015

Entrevista: De Blogueiro para Blogueiro - Parte I

Hey pessoal, tudo bem com vocês?


Dia 20 de março foi o dia do blogueiro e a correria não me deixou fazer uma postagem para a coluna "Dia D", mas eu não vou deixar essa data passar em branco e por isso fiz uma entrevista bem legal com autores de três blogs literários diferentes para saber como é ser blogueiro e claro, obter dicas pra gente.




Os blogueiros escolhidos para a entrevista foram: Bárbara Sá do Segredos Entre Amigas, Jéssica Rodrigues do Leitora Sempre e Luciano Vellasco do Academia Literária DF. A entrevista será dividida em duas partes. Espero que todos vocês curtam ler tanto quanto eu curti fazer.






Por que fazer um blog?

Bárbara Sá - Eu sempre fui muito comunicativa e hiperativa. A internet pra mim sempre foi mais que redes sociais. Quando meu antigo Fã Site sobre Crepúsculo foi para o ralo, eu precisei de algo para substituir o tempo que eu gastava com ele. Um blog me pareceu a melhor opção, então surgiu o Segredos Entre Amigas.

Jéssica Rodrigues - Eu comecei como colunista no antigo Vivendo Livros, depois de algum tempo senti a necessidade de também fazer um blog. Queria compartilhar meu amor por livros para outras pessoas e que todos pudessem entender o quanto a literatura é importante para mim, para minha vida.

Luciano Vellasco - Olha, é uma pergunta que eu respondi com um texto enorme (que vou publicar no meu blog em breve), mas resumindo, criei o blog para ajudar meus futuros colegas escritores (e a mim mesmo, no final das contas) a ter um mercado mais justo e competitivo no meio literário. Sendo assim, através de conhecimento e divulgação, estou criando vínculos e pontes entre leitores e autores. Um trabalho demorado, mas que esta me trazendo grandes satisfações pessoais (e muitos amigos pelo caminho).

Como foi a escolha do nome?

Bárbara Sá - Bem difícil. Sou péssima para dar nomes, então eu passei por vários estágios até chegar ao Segredos Entre Amigas. Ele, primeiramente, se chamou Glitter e Paetês, mas eu achava o nome meio nada a ver. Então um dia em uma conversa com uma amiga ela me sugeriu esse, e ficou.

Jéssica Rodrigues - Complicada. Quando criei o blog em 2012 já tinha muitos blogs (mas nem se compara com hoje :D) e alguns nomes que pensei de imediato já existiam. Eu queria um nome que me representasse e foi quando tive a ideia de Leitora Sempre, que afinal representa muito bem.

Luciano Vellasco - A escolha do nome se deu por todo um processo de estruturação dos mecanismos de busca. Ou seja, queria um nome que facilmente seria reconhecido se você digitasse no Google. Escolhi academia, inicialmente porque pretendia criar workshops, palestras e eventos para que novos aspirantes a escritores tivessem uma base sólida para encarar o mercado. Essa parte ainda não foi para frente, mas é um projeto que futuramente, quando tiver mais recursos quero tirar do papel. E acabou que o nome "Academia" tornou-se uma diretriz do blog para abrir espaços para que autores, leitores e nós, blogueiros, compartilhem conhecimentos e experiências, fazendo com os que estão chegando agora, aprendam de modo simples e prático como funciona as coisas dentro do concorrido mercado editorial. E literária porque obviamente, trato de livros. O "DF" foi um jogo de palavras, pois se você digitar no Google "Academia Literária", vai ver que existem vários domínios com o nome. O DF serviu apenas para que fosse criado um novo domínio para mim e que se tornou uma espécie de aviso "Olha gente, se quiserem me encontrar, sou do DF". 

Como funciona a parceria com uma editora/autor?

Bárbara Sá - É muito relativo. Na verdade cada empresa (em se tratando de editora) tem a sua forma de trabalhar e a gente decide se quer ou não ser parceiro deles, claro que algumas abrem exceções às suas regras. Já com o autor, só fechamos parceria com livros que realmente gostamos e se não fossemos parceiros iríamos comprar, assim não ficamos sobrecarregados com livros que iríamos ler por pura obrigação. No sentido real da pergunta, a parceria funciona com eles nos enviando livros, nós lemos, resenhamos e divulgamos, além de divulgações de outros eventos ou livros da editora/autor.

Jéssica Rodrigues - Bem, com editoras funciona da seguinte maneira: Você recebe no começo do mês um lista de lançamentos/ou pode escolher do catálogo da mesma os livros que deseja resenhar no blog (dependendo da editora você pode escolher um, dois ou três), daí você tem um período para ler e resenhar. Você divulga os lançamentos/notícias da editora, participa de ações, faz promoções no blog, além das resenhas. Com autores você recebe o livro do autor (impresso ou e-book) e resenha no blog, divulga as notícias/novos lançamentos do autor e sempre que precisa está fazendo algo. Ultimamente não tenho feito parcerias com novos autores (tenho mantido só os antigos no blog), por isso não sei se a forma de parceria mudou.

Luciano Vellasco - Com as editoras, depende da política de parceria delas, a qual estamos sujeitos (salvo raríssimas exceções). Com os autores fazemos assim: divulgamos o autor, bem como suas obras e por 15 dias (ou mais, depende) ele fica no nosso mural de destaque. Não pedimos livros para resenha. Essa não é uma política justa na minha opinião. Ainda mais para autores pouco "badalados" pelo grande público, mas se o autor mesmo assim quiser mandar, damos a garantia de que em 90 dias terá uma resenha no blog. Após o período de 15 dias, o autor fica na nossa sessão de parceiros e sempre que quiser, pode nos mandar material para divulgação ou novos livros para resenha.

Qual foi a sua maior dificuldade como blogueiro?

Bárbara Sá - Tempo e criatividade. Pode parecer que tudo é simples, mas tudo demanda tempo. E tempo é artigo de luxo atualmente. Acho que o maior problema é essa. Porque pra ser blogueiro literário você precisa de tempo pro blog e de tempo para ler os livros do blog. É complicado. Além de que precisamos ter criatividade para criar sempre coisas novas e não deixar o blog cair na mesmice ou ter conteúdos parecidos com os de outros blogs.

Jéssica Rodrigues - Acredito que seja lidar com a pressão, como por exemplo você tem que saber ouvir as críticas construtivas (que são importantes para qualquer trabalho), a falta de comentários nos posts do blog, falta de visualização. Mas também fico muito indignada quando vejo plágio na blogosfera, porque quem é blogueiro sabe o quanto é difícil você fazer uma resenha/post, que você dedica ao fazer ela e não é justo quando alguém simplesmente copia sua resenha/post e publica em seu blog. São várias dificuldades, mas acho que essas são as mais complicadas.

Luciano Vellasco - Acho que me firmar no meio. Eu virei um estudioso desse meio desde a minha primeira postagem e ainda não encontrei uma "fórmula" que me separasse dos demais no sentido de "só no meu blog você vai ver isso". Claro que, ninguém escreve uma resenha igual ao outro (a não ser que copie), mas são resenhas. Todo blog tem as suas (falando no caso dos blogs literários). Mostrar um trabalho num meio tão saturado como o dos blogs (isso falando de 2 anos atrás para cá) é complicado. Fidelizar um público é complicado. Chamar atenção das pessoas para algo que existe aos milhares mostra-se uma tarefa que depende muito de criatividade, jogo de cintura e principalmente: comunicação. Sem uma presença forte nas mídias sociais, dificilmente o trabalho de um blogueiro vai para frente.

Como é o relacionamento com os leitores?

Bárbara Sá - Procuro atender a todos os meus leitores. Respondo no facebook, twitter, instagram. Dedico-me o máximo para eles, até porque eles são responsáveis por tudo o que eu consegui até hoje, juntamente com o meu esforço e o de todo o pessoal do blog. Acho engraçado quando encontro alguns na rua e eles pedem para tirar fotos comigo, ou quando eles se assustam porque eu respondi suas mensagens. É legal saber que você é importante para as pessoas a esse ponto e que elas te veem como alguém especial. Entretanto trato meus leitores como meus amigos, eles sabem o suficiente da minha vida para serem tratados tal.

Jéssica Rodrigues - Ótima. Sempre que recebo um e-mail, uma mensagem (na página do blog, no twitter, no skoob ou mesmo no meu facebook pessoal) eu procuro responder da melhor maneira possível, quando me perguntam alguma coisa que eu não sei procuro e tento responder. Também em eventos literários aqui na minha cidade gosto de conversar com os leitores (que nem sempre são leitores do meu blog), mas que é bem bacana para conhecer seus gostos literários, seus autores favoritos. Ano passado fiz uma pesquisa de opinião sobre o que os leitores queriam no blog e atendi ao máximo de pedidos, e algumas coisas vão ser feitas esse ano.

Luciano Vellasco - Fidelizar um público é complicado. Eu sei que tem gente que lê o meu blog, mas são pouquíssimos aqueles que deixam suas impressões sobre aquilo que estão lendo. Sei que tem posts meus com 5 mil acessos, mas se cinco comentam, já é muita coisa. O que me falta é essa fidelidade, talvez com isso, possa dar mais um passo escada acima que é essa árdua jornada de blogueiro. Assim como a maioria dos autores, o trabalho dos blogueiros é muito desmerecido e cheio de percalços que não precisaríamos passar se as pessoas entendessem o que fazemos. Já seria um grande avanço se os leitores entendessem o quanto precisamos de Feedback para melhorar nosso trabalho. Sem ele, por vezes achamos que o que fazemos agora está ótimo, que não precisa de melhorias. Assim como funciona com as resenhas, os comentários dos leitores são importantes para que possamos evoluir e trazer algo de novo para as pessoas.


Curtiram? A segunda parte da entrevista será postada na próxima semana. Fiquem ligados!
Enquanto isso vocês podem visitar os blogs e conhecê-los melhor.


Bjin






18 comentários:

  1. Brenda,
    Adorei as entrevistas, são mesmo motivações muito diferentes, mas o importante é que hoje somos presentados com quatro grandes blogs que abrangem e muito mundo literário. Devo confessar que eu tenho vocês muito como exemplo e me sinto sortudo em conviver com vocês, pretendo ser pelo menos metade do que vocês são <3
    Paulo - pontoparaler.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, obrigada. Fico muito honrada com o elogio. Beijos!

      Excluir
    2. Vlw Paulo. É certo que ainda temos muito o que aprender, mas que bom que você confia no nosso trabalho. Abraços.

      Excluir
  2. Ei Paulo, que bom que gostou. <3
    Obrigada por me incluir aí kkkk, mas ainda tenho muito que aprender também, aliás aprendizado é uma constante.
    Apareça mais!
    Bjin

    ResponderExcluir
  3. Gostei e interessante ver como realmente funciona e o que os blogueiros tem que fazer para sempre se manter atualizado, e proporcionar conteúdo ao publico.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Brenda.

    Muito obrigada por me convidar para a entrevista, adorei. Gostei muito das respostas dos outros dois blogueiros. Aguardo a segunda parte.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  5. Que post bacana!
    Acho que todo blogueiro tem alguma história interessante para contar. Principalmente os motivos para a crianção do blog :D
    E realmente fidelizar um público é complicado, tem que ter muito jogo de cintura - como foi mencionado.
    Postagem excelente e dicas muito válidas :D
    bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Dos 3 blogueiros, conheço só a Barbara e a Jéssica, mas agora passei a conhecer um pouco mais sobre o Luciano. Concordo com tudo o que foi dito, principalmente sobre a escolha do nome, parcerias e o relacionamento com os leitores. Quando criei meu blog, em 2011, haviam alguns blogs literários mas nenhum com o nome do meu, contudo, hoje, existem plágios na maior cara de pau, como Vida de Leitora e até mesmo Vida de Leitor como nome, mas com um url diferente. Cadê a originalidade meu povo?

    Um dos meus principais problemas com o blog é que apesar da grande quantidade de viazualizações, nem 5% dos que entram nas postagens deixam um comentário ou interagem conosco pelas redes sociais. Busco sempre responder todos os contatos e e-mails que recebo, mas muitos dos nossos seguidores são o que chamo de "caça promoção", que é aquele leitor que te segue, aí a promoção acaba ele vai lá e deixa de seguir. Aí você coloca outra promoção no ar ele vai lá e te segue de novo, entende!? Aí é tenso.Rsrsrs Fico no aguardo do próximo post.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Só não conhecia o Academia Literária DF, vou lá fazer uma visitinha. Bem legal você ter entrevistado os blogueiros, e ter juntado as entrevistas, assim dá pra gente ter uma ideia mais ampla de cada questão abordada. Sucesso para você e para eles!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Brenda, muito legal o post, dos entrevistado não conhecia apenas o Luciano do Academia Literária DF, mas achei bem interessante a opinião de cada um em relação a esse universo com tantos blogueiros inseridos. Realmente é difícil termos tanta criatividade para inovar, sendo que a especialidade de blogs literários geralmente é a resenha de livros. Mas acredito que tudo aquilo que nos dá prazer é válido e o blog hoje é parte da minha vida! Aguardo a segunda parte da entrevista.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  9. Oooi!!

    Eu já conhecia a Jéssica há um tempinho a Bá conheci esse ano e o Luciano agora por sua entrevista. Primeiramente, curti esse estilo de entrevista, sempre acompanho de autores é sempre legal ver uma com blogueiros.
    Acho que todo mundo tem dificuldade de colocar um nome do blog logo de cara né? Sofri isso com o meu também, acho que assim como a Bá o meu problema é ter tempo e logo a critividade acho que quanto mais coisas novas implantamos em um blog mais leitores nós atraimos.

    Curti a entrevista :D

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Jessica, sua linda, tudo bem?
    Recentemente eu participei de um evento em que os blogueiros tiveram voz, gostei muito. Ai, entro no seu blog e você fez o mesmo: você abriu espaço para que blogueiros tivessem voz. Não tem como não entender do que eles estão falando, é o nosso universo, me identifiquei na hora. Adorei as respostas deles.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Primeiramente, gostaria de dizer que amei a ideia de fazer entrevista com pessoas do nosso próprio meio... super inovador. Segundo: OMG, a maioria das respostas me define, haha. Gostei muito do post (e de conhecer um pouco mais sobre cada blogueiro).

    Um beijo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ah, é sempre legal conhecer mais os nossos colegas de hobby! Eu já conheço o SEA e o LS, mas gostei de saber sobre o início dos blogs e mais sobre as blogueiras. O AL-DF eu nunca tinha visitado, então foi uma ótima forma de conhecer. Aguardando a 2ª parte. ;)
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei a entrevista e como blogueira concordo que a maior dificuldade seja o tempo, pois precisamos de um dia de 30 horas , ainda mais quem trabalha fora e tem família . E bem corrido, tem a pressão, cobrança. Mas vou confessar amo muito tudo isso . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desse jeito mesmo, Joyce kkkkk
      Mas amamos o que fazemos e nos dá prazer e é isso que importa :)

      Bjin

      Excluir

Compartilhe comigo a sua opinião

Desenvolvido por Igor Thiago | imagem do livro O inferno de Gabriel | Não copie, seja criativo!