06 abril, 2015

Livro: Se eu Ficar - Gayle Forman

Edição: 1
Editora: Novo Conceito

ISBN: 9788581635415

Ano: 2014
Páginas: 224
Tradutor: Amanda Moura
Nota: 3/5
Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Resenha

Mia é uma jovem violocentista muito talentosa, nascida numa família de roqueiros na qual não se sente pertencer por se achar muito diferente. Seu pai também era músico, vocalista de uma banda local muito famosa em sua cidade.

Ela é bastante próxima de seu irmão mais novo, Teddy e da sua melhor amiga Kim. Mia também tem um namorado, Adam, que assim como o seu pai um dia já foi, é um integrante de uma banda de rock que está iniciando sua carreira. As únicas coisa que têm em comum são o amor pela música e o amor de um pelo outro.

Mia está cheia de planos para o futuro incluindo sua entrada para Julliard. Numa certa manhã, ela sai de carro com a sua família para um passeio que resulta num desastroso acidente no qual Mia perde toda a sua família e que a deixa entre a vida e a morte em coma no hospital com uma decisão que só ela pode tomar: ficar ou partir.

Como ficar quando se perde tantos dos que ama? Mas como deixar de viver uma vida que mal começou com tantos sonhos pela frente? Esses são alguns questionamentos que a Mia se faz, quando seu corpo está preso na cama e sua alma vaga pelo hospital presenciando o sofrimento de seus outros entes queridos, amigos de seus pais, de Kim e  de Adam.

Os capítulos são intercalados entre o momento presente no hospital e o passado de Mia mostrando o relacionamento com o seus pais, como ela e Kim se tornaram amigas, e como se apaixonou por Adam.

Em 2014 a adaptação cinematográfica de "Se eu ficar" ganhou as telonas. Eu assisti o filme na época e só agora que li o livro, normalmente sempre comparo os dois meios e na maioria da vezes tendo a preferir o livro, mas dessa vez não achei um melhor que o outro, para mim eles se igualam em nota e se completam na história. Tem certos momentos que o livro descreve que não consegui perceber intensidade, enquanto no filme isso ficou muito claro e o livro tem maiores detalhes sobre outros acontecimentos que no filme não tem, apesar de ser bastante fiel.

Se eu ficar é uma história comovente sobre família, amor, amizade e escolhas. Essa versão do livro é a segunda impressão e possui a capa com imagens do filme e entrevista da autora com os atores que interpretaram os protagonistas que, na minha opinião, caíram como uma luva.

Quotes:

"Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha."

"A Mia que está aqui, nesta noite, é a mesma por quem me apaixonei ontem é a mesma que vou amar amanhã. Amo esse seu jeito frágil e ao mesmo tempo durão. resguardado e ao mesmo tempo despojado."

"Não estou certa de que este é o mundo ao qual pertenço. Não tenho certeza se quero acordar."

"Você pode ter seus desejos e planos, mas, no final das contas, nada está sob o seu controle."

"Às vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vêm até você."


6 comentários:

  1. Eu tenho , li e recomendo.. Adorei...

    ResponderExcluir
  2. Você me deixou com olhos molhados agora, fui lendo suas palavras e meu coração foi ficando apertado, que história mais triste!!! Não é justo!!!!!!! Se o amor deles foi tão grande, capaz de mantê-la aqui, porque eles se perderam???
    Adorei a resenha, até esqueci que estava lendo um texto, estava devorando cada palavra para saber o que aconteceu com eles.
    beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solange, fico muito feliz que você tenha gostado da resenha e que ela tenha mexido com você dessa forma. Me sinto lisonjeada.

      Bjin

      Apareça mais vezes

      :)

      Excluir
  3. Quero ler esse livro, parece muito bom!

    ResponderExcluir

Compartilhe comigo a sua opinião

Desenvolvido por Igor Thiago | imagem do livro O inferno de Gabriel | Não copie, seja criativo!